25.6.09

A formação social da mente - cap. 6

Na introdução deste capítulo, Vygotsky compara três concepções da relação entre desenvolvimento e aprendizado correntes na época:
• os processos de desenvolvimento são independentes do aprendizado - o aprendizado utiliza os avanços do desenvolvimento, ou seja, cada etapa de desenvolvimento determina um tipo de aprendizado. Os ciclos de desenvolvimento precedem os de aprendizado.
• aprendizado é desenvolvimento - o desenvolvimento é o domínio de reflexos condicionados. Aprendizado e desenvolvimento coincidem.
• O desenvolvimento depende da maturação e do aprendizado, que é também um processo de desenvolvimento.
A esses três pontos de vista, Vygostksy contrapõe outro em que afirma que "aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança" (VYGOSTSKY, 2007, p.95), mas que o "aprendizado escolar produz algo fundamentalmente novo no desenvolvimento da criança" (VYGOSTSKY, 2007, p.95). Vygostky estabelece um novo conceito para descrever esse aspecto do aprendizado: a zona de desenvolvimento proximal.
Segundo ele, não podemos nos limitar apenas à determinação de níveis de desenvolvimento para identificar as relações entre aprendizado e desenvolvimento. É no espaço entre o que a criança já sabe fazer por si mesma ou os ciclos de desenvolvimento já completados – que chamou de o nível de desenvolvimento real – e o que a criança consegue fazer e conhecer com o auxílio de outras pessoas – nível de desenvolvimento potencial – que está a zona de desenvolvimento proximal.
"A zona de desenvolvimento proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação", diz Vygostky (2008, p.98), "(...) permite-nos delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento, propiciando o acesso não somente ao que já foi atingido através do desenvolvimento, como também àquilo que está em processo de maturação" (2008, p. 98).
Sua conclusão mostra que o aprendizado leva a processo internos de desenvolvimento que tornam-se operatórios apenas quando a criança interage com adultos e com outras crianças, só então tornam-se aquisições do desenvolvimento independente. Somente o aprendizado escolar leva ao desenvolvimento de processos mentais que dificilmente ocorreriam de outra forma. O desenvolvimento, portanto, avança mais lentamente e por meio do aprendizado.

Um comentário:

Unknown disse...

EStive por aqui em visita ao seu blog!! Abraços Ademar!!