24.6.09

O processo de produção de textos - Flower e Hayes 2

O processo de produção de textos, como foi observado pela dupla de pesquisadores, é um conjunto de processos distintos, em vez de ser um processo único. Esse processo é determinado por objetivos que são definidos inicialmente e redefinidos ao longo da composição do texto.
Essa pesquisa mostra que os pressupostos com que costumo trabalhar nas aulas de produção de texto partem de uma estrutura linear - planejamento, escrita, revisão –, o que não ocorre nos processos cognitivos do estudante. Como diz Fortunato (2009), "essa descrição focaliza o produto, não o escritor".
AhÁ! Estou repensando minha prática. Mas ainda tenho muitas dúvidas.
O planejamento inicial está vinculado às características do gênero e ao conhecimento que se tem do tema. Nem sempre ele é feito. Se a estrutura do gênero é conhecida, o planejamento se volta para o assunto e os conhecimentos que o escritor tem dele. Nesse ponto, acho que eu poderia organizar o planejamento dos conhecimentos prévios melhor. Ir além da discussão sobre o tema e da escrita na lousa. Alguém de vocês usa o mapa conceitual nessa etapa?
Chamou a atenção a afirmação de que o escritor precisa querer resolver o problema para poder definir os elementos que irão responder à questão que se coloca com a escrita do texto. Esse ponto é vital na aula, mas não havia percebido tão claramente. A motivação para escrever... ufa! Trabalhar com um projeto tem ajudado.
Acho que os gêneros ajudam também na memória de longo prazo. Pude perceber a felicidade em alunos adultos de poder reconhecer que o que lia no jornal era uma crônica e quais eram as diferenças da notícia. Com o tempo e o acúmulo de leituras, essa experiência de reconhecimento vai se intensificando e ajuda na hora da escrita sem dúvida.
Durante a escrita, surgem aquelas questões: "Mas o que é mesmo que eu tenho que escrever, fessora?" Esse é um momento de replanejar os objetivos... Reler e ver que caminho seguir.

Nenhum comentário: